Queimas e queimadas



O Município de Beja está registado na plataforma informática do Instituto da Conservação da Natureza e Florestas, Queimas e Queimadas, possibilitando aos munícipes efetuar os pedidos de autorização para efetuar queimadas extensivas e de comunicação prévia para a realização de queimas de amontoados.

Contudo, convém recordar os seguintes conceitos, uma queimada extensiva implica:

1. O uso de fogo para renovação de pastagens;

2. Eliminação de restolho;

3. Eliminação de sobrantes da exploração agrícola/florestal que estão cortados,

mas não amontoados.

4. Requer licenciamento junto do Municipio, com respetivo pagamento e parecer dos Bombeiros Voluntários de Beja.

Já as queimas de amontoados referem-se à utilização do fogo para eliminar sobrantes da exploração agrícola/florestal cortados e amontoados, e carece de comunicação prévia ao Municipio e parecer dos Bombeiros Voluntários de Beja.

O novo sistema informático gera uma reposta automática, que identifica as condições de risco para o dia solicitado, com base num conjunto de informações como:

1. A perigosidade;

2. A meteorologia;

3. O número de incêndios registados em tempo real nos últimos dias. 

Se se verificar um pico de incêndio fora do habitual, o ICNF não aconselhará a realização da queima ou queimada.

Para ter acesso a este serviço, o requerente terá que aceder e registar-se na aplicação através do site do ICNF ou diretamente no link: https://fogos.icnf.pt/InfoQueimasQueimadas/ e solicitar autorização da queimada ou

avaliação da queima em três passos:

– Identificação da ação;

– Identificação do local e data da ação;

– Obtenção de resposta posteriormente na própria aplicação. No caso das queimadas só obterá a autorização após o pagamento da respetiva licença no balcão de atendimento do Municipio de Beja.

Esta plataforma tem ainda uma linha de apoio (808 200 520), que funciona nos dias úteis das 9h às 21h, permitindo esclarecer dúvidas e ajudar a efetuar o registo na aplicação.

Caso não tenha acesso à internet poderá sempre deslocar-se ao balcão de atendimento do Municipio de Beja, na Rua de Angola n.º 5 para efetuar os pedidos de queimadas e queimas.

13-11-2019


União das freguesias - Santiago Maior e São João Baptista - Todos os direitos reservados.